LiveZilla Live Help

Audição

Reabilitação Auditiva

A Reabilitação Auditiva é um trabalho realizado para desenvolver as habilidades auditivas não adquiridas, ou adquiridas e posteriormente perdidas pelo deficiente auditivo. É realizada principalmente através do treino de Detecção, Discriminação, Reconhecimento e Compreensão dos estímulos sonoros.

reabilitacao.jpg

A partir do momento em que a deficiência auditiva é detectada, é necessária agilidade em iniciar a intervenção com aparelhos de amplificação sonora ou com implante coclear, uma vez que o desenvolvimento das habilidades referentes ao ato de ouvir é dependente da experiência; quanto mais tempo este indivíduo permanecer em privação sensorial, menos favorável será seu prognóstico terapêutico.

Uma adequada regulagem do aparelho de amplificação sonora individual ou um mapeamento preciso do implante coclear, conectados ou não ao sistema FM (acessório que visa garantir o máximo de informação sensorial em ambientes desfavoráveis) são de extrema importância no trabalho de reabilitação. Esses recursos, quando bem adaptados, fornecem ao portador da deficiência uma percepção auditiva eficiente em termos de comunicação, e mais próximas das expectativas e experiências individuais, facilitando assim o processo de reabilitação.

Reabilitação auditiva em crianças
Crianças que são diagnosticadas precocemente como portadoras de deficiência auditiva têm grandes chances de adquirir linguagem muito próxima do padrão dos ouvintes, desde que a intervenção ocorra imediatamente após esse diagnóstico. Isso permite o pleno aproveitamento do período de grande desenvolvimento neurofisiológico das áreas relacionadas à audição, o que ocorre nos primeiros anos de vida, em especial, no primeiro ano.

Reabilitação auditiva em adultos
Os resultados também são dependentes do tempo de privação sensorial, e da conduta terapêutica seguida desde o diagnóstico. Um adulto que perdeu a audição tardiamente provavelmente terá linguagem, fala e memória auditiva já adquiridas. Isso facilita o processo de reabilitação, proporcionando a este indivíduo um prognóstico favorável em relação à comunicação.

No caso de adultos, no qual o diagnóstico é tardio e a intervenção não é adequada, ou muitas vezes nem chega a ocorrer, o grande tempo de privação sensorial ao qual esse indivíduo é exposto dificulta seu processo de reabilitação.

Deve-se sempre lembrar que o sucesso da reabilitação auditiva depende muito da dedicação e interesse do paciente e da colaboração e ajuda da família.

Voltar

Audição

Causas da perda auditiva + PAIRExistem diversos fatores que podem causar perda auditiva tais como:
• Exposição a ruído excessivo
• Hereditariedade
• Doenças
• Reações a medicamentos
• Danos
• Cerúmen[ ver todos ]
parceiro-2.jpgparceiro-1.jpg
Assine nossa newsletter e receba novidades por e-mail.

Newsletter